Benefícios de tocar bateria: muito além do som!

16/01/2019

Benefícios de tocar bateria

Se você pensava que o único benefício de tocar bateria é o som incrível do instrumento, você está muito enganado. Hoje vamos mostrar para você que há muitos outros benefícios além desse. Tocar bateria oferece muitas vantagens para saúde física e mental de adultos e crianças. Confira 5 benefícios de tocar bateria a seguir:

1 – Tocar bateria alivia o estresse e produz endorfinas.
A prática da bateria faz com que o corpo produza um hormônio chamado endorfina. Esse hormônio é responsável pela sensação de felicidade, de prazer e é liberado pelo corpo quando você faz coisas que gosta e, principalmente, quando realiza atividades físicas. Tocar bateria é um grande exercício físico, já que o músico movimenta o corpo o tempo todo durante sua prática. A endorfina também é responsável por neutralizar o cortisol (hormônio liberado em situações estressantes).

2 – Desenvolvimento do cérebro.
Tocar bateria ativa os dois lados do cérebro, e pode ajudá-lo a atingir o que é chamado de coordenação hemisférica (controle sobre os dois lados do cérebro – técnico e criativo).

3 – Desenvolvimento de autoconfiança.
Estudar e tocar bateria nos mostra diversas possibilidades que nunca pensamos que seríamos capazes. A cada treino, novos desafios são lançados e a busca para vencê-los pode te fazer mais confiante. A tomada de decisões na prática do instrumento te força a pensar rapidamente, o que pode ser benéfico também em seu dia a dia.

4 – Conhecimento de novas culturas.
A música é uma linguagem encontrada em todas as partes do mundo. Ao tocar bateria, você tem a oportunidade de conhecer novas culturas devido à amplitude de usos que esse instrumento possui ao redor do mundo. Por exemplo, se você aprender a tocar reggae, você poderá conhecer melhor a cultura jamaicana, bem como o desenvolvimento das sonoridades daquela região.

5 – Aprendizado contínuo.
A prática de bateria é para a vida toda. Com o passar do tempo, você poderá treinar diferentes estilos e gêneros musicais, expandindo o seu conhecimento no instrumento. Além disso, treinar bateria continuamente é fundamental para o desenvolvimento pessoal e como profissional. Há sempre coisas novas a aprender!

E aí, gostou de nossas dicas? Você pode ficar por dentro de muito mais acessando nosso blog e nossas redes sociais Facebook e Instagram.