Alongamento x Aquecimento: entenda a diferença na hora de tocar bateria!

11/03/2019

Alongamento x Aquecimento: entenda a diferença na hora de tocar bateria!

Alongamento x Aquecimento – Olá nação batera, tudo em cima? Hoje viemos explicar para vocês a importância e as diferenças entre alongamento e aquecimento na hora de tocar bateria. O alongamento ajuda a distensionar a musculatura, por isso é fundamental alongar o corpo todo antes e depois de praticar qualquer atividade física. Essa prática evita lesões e distensões musculares. Como já dissemos no texto “Benefícios de tocar bateria“, a prática desse instrumento é uma atividade muito benéfica para o corpo humano, que exercita diversos músculos do corpo, além de aliviar a mente e produzir endorfinas.

Diferente do que muitas pessoas acham, o alongamento não é apenas “esticar” os músculos. O corpo precisa entender a mensagem, logo deve-se realizar tudo com calma e respirando fundo, o que ajudará a levar maior oxigenação ao cérebro, fazendo o corpo entender os estímulos. Uma permanência de 10 segundos em cada técnica é o suficiente.

Se você acha que deve apenas alongar a parte superior do corpo, você muito se engana. É muito importante para um baterista alongar também as articulações dos pés, pois essa parte do corpo entrará em movimento com o toque no bumbo. Se forçar ou fizer um movimento brusco, as articulações dessa região podem ser prejudicadas.

Confira a seguir algumas formas de alongamento:

http://orioncymbals.com.br/wp-content/uploads/2019/03/alongamentos.png

O aquecimento, como o próprio nome já diz, serve para elevar a temperatura do corpo antes da atividade física. Além disso, serve para aumentar a frequência cardíaca, a respiração e a pressão arterial, o que levará aos músculos e articulações maior condicionamento. Um bom aquecimento para bateristas é tocar repetidamente a mesma sequência de batidas na bateria. Comece devagar e aumente após alguns minutos. Você verá que depois da prática intensa da bateria, seu corpo não ficará tão cansado e desgastado.

Gostou das nossas dicas? Você pode acompanhar muito mais acessando nosso blog e nossas redes sociais Facebook e Instagram!