Alfredo Maranha

Baterista, educador, pesquisador de ritmos brasileiros, bem como transcritor de diversas obras da música popular brasileira. Nasceu em 4 de março de 1971 na cidade de Brejo, no estado do Maranhão.

Antônio Alfredo Lourenço de Sousa (Alfredo Maranha) é um baterista autodidata motivado por uma grande paixão pela música, que despertou em sua vida naturalmente ainda quando criança, batucando nas panelas de sua vovó Joana.

Aos 17 anos mudou-se para o Pará, onde teve seu primeiro contato com o instrumento tocando sozinho, sem o acompanhamento de um professor. Ainda em sua estada no Pará, tocou em bares e bailes informalmente.

Em 1993 mudou-se para Anápolis, no estado de Goiás, onde fez parte de várias bandas, bailes e covers. Logo após aperfeiçoou sua técnica em estudos com o professor Décio (GO). Posteriormente dedicou-se ao estudo de ritmos brasileiros com o mestre Paulo Rosback (PE), seguindo com a pesquisa deste amplo tema até os dias de hoje.

Meu prato

Quero apresentar o meu Setup de pratos! Escolhi Orion Cymbals Mainstream(MS) como base do meu setup, que é uma série de pratos lapidados manualmente e tem uma sonoridade aberta, rápida, sutil e bem definida, são essas características aliadas a versatilidade da serie MS, juntamente com a série Revolution 10 (Rev10) que me proporcionam o conforto sonoro que preciso para desenvolver estes trabalhos, tanto o de sideman quanto meu trabalho de pesquisa.

Setup Orion

Class ride 20″ – MS

02 Ride Attach 19’ – MS
Fast hi-hat 14″ – Mainstream
Control hi-hat 14″- MS
Percussion hat 12″- MS
Percussion 15″- MS
Thin crash 16″- Mainstream
Control crash 17″- MS
Thin crash 17″- Mainstream
Thin crash 18″ – Revolution 10
China type 16″ – Revolution 10
China crash 15″ – MS
Swish 18″ – Mainstream
Splash 06″ – MS
– Control splash 08″  – MS
– Control splash 08″- MS
– Splash 06″ – Mainstream
– Splash 08″- Mainstream