Tá Sabendo?

Bateria Musical: como surgiu? Aqui vai um pouco sobre a história deste instrumento!

08/08/2018

Bateria Musical: como surgiu? Aqui vai um pouco sobre a história deste instrumento!

Bateria musical: como surgiu? Uma das dúvidas de todo o baterista é de onde veio e como surgiu este instrumento apaixonante: a bateria musical. Vamos falar um pouco sobre sua história.

Os resquícios mais antigos encontrados datam mais de 8 mil anos. Tambores feitos com peles de animais e madeira faziam parte de rituais sagrados e evocação de deuses. Nossos antepassados peludos tocavam na região da Morávia, hoje em dia República Tcheca.

Mas de onde surgiram os pratos?

Mas e os pratos de bateria, onde, como e quando surgiram?Na Assíria (atual território de Israel) foram encontrados os primeiros resquícios de pratos de bateria datados em 12 a.C. Pequenos pratos metálicos do tamanho de 20 centímetros de diâmetro.

Os militares e a bateria moderna:No século 14 as batalhas entre exércitos e guerreiros eram sonorizadas por batuques em tambores. Acreditavam que o som dos tambores poderia ser confundido com a marcha dos soldados e assim poderiam intimidar os oponentes. Século XIX e XX.

Agora, já com a intenção de proporcionar música aos ouvidos, vários músicos tocavam tambores de diferentes tamanhos em uma mesma banda. Com a invenção do pedal, o percussionista passou a tocar vários simultaneamente. Por volta de 1930, surgiram as primeiras bateras com a cara atual, com chimbal, caixa e bumbo.Década de 1990:
Surgem as baterias eletrônicas. No lugar dos pratos e tambores, pequenas esferas de borracha imitam todo tipo de som.

Acompanhe este e outros assuntos no blog Tá Sabendo!

e siga nossas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube!