08-09-2017

Como amplificar a bateria em shows?

Você sabe como amplificar a bateria em show?

Sempre surgem dúvidas de como amplificar a bateria em shows ao vivo. Aqui vão algumas dicas de como fazer isso e ter resultados positivos para você arrebentar!

A princípio, você precisa ter em mente que existem diferentes tipos de microfones e diferentes captações de faixas sonoras. Existem microfones que captam sons mais graves, outros que captam sons médio e outros mais agudos. Você precisa ir à alguma loja especializada e pegar algumas dicas neste aspecto.

Aqui vai a dia especial:

Uma boa opção para a captação completa da bateria é a utilização de microfones nos seguintes instrumentos>

1 – Bumbo – sonorização grave;
2 – Caixa – sonorização média-aguda;
3 – Tons – sonorização média-aguda;
4 – Surdo – sonorização média;
5 – Chimbal – sonorização aguda;
6 – Pratos – sonorização agudas.

Veja como amplificar cada instrumento da sua bateria: Frequências Médias e Graves

O bumbo emite sons de baixa frequência também conhecidos como sons graves. É o instrumento mais grave de toda a bateria. Portanto, opte por microfones que captem melhor este tipo de sonorização. O posicionamento do microfone também é bem importante. Neste caso, posicione o microfone dentro do bumbo para não interferir com ruídos externos. Se for em estúdio não há problema em manter o microfone fora do bumbo, pois os ruídos são mínimos.

A caixa promove frequências média-agudas, portanto, opto por um microfone com este tipo de captação. Posicione o microfone sobre a caixa de forma que não interfira nas batidas das baquetas. No canto superior contrário ao baterista é um bom posicionamento.

Frequências Médias e Agudas

Os tons e surdos promovem frequências médias. Já o chimbal e pratos promovem frequências agudas. Escolha microfones que favoreçam isso.

E se quiser economizar? Fica a dica:

Há também formas de economizar na quantidade de microfones. Você tem a opção de utilizar apenas um microfone para captar o chimbal e a caixa juntos. Ou então, use um único microfone para captar o surdo e o prato de condução. Apenas lembre-se de deixar o microfone equidistante a estes dois instrumentos para não favorecer a captação de um à outro.

Agora é com você! Caso tenha alguma dúvida, procure um especialista no assunto para lhe auxiliar.