Tá Sabendo?

Baquetas: como escolher as melhores para o meu estilo?

29/03/2018

Baquetas: como escolher as melhores para o meu estilo?

Para escolher as baquetas certas para o seu estilo deve-se considerar alguns fatores essenciais: tipo de material, pontas e espessura.

Tipo de Material:

As mais usadas são as feitas de madeira bordo e jatobá. O bordo é uma madeira leve e flexível, perfeita para quem tem movimentos rápidos. O jatobá é recomendado para quem gosta de vibratilidade no seu som, pois é uma madeira densa e firme.

Além das baquetas de madeira, existem também as de nylon, que conferem um som mais energético e alto. Para decidir qual material usar é ideal que você sinta qual é mais impactante no tipo de som que você quer transmitir.

Pontas das baquetas:

As pontas das baquetas são o que lhe ajudará a dar personalidade ao som da sua batida. Para um címbalo ardente e impactante escolha as pontas de plástico, o contraste entre os materiais (plástico e cobre) é maior do que as pontas de madeira.

– Pontas ovais: transmitem menos vibratilidade e dependendo de sua espessura podem variar facilmente entre sons agudos e graves. Fique atento a isso.
– Pontas em forma de flecha: por serem mais finas tem som mais dinâmico e agudo.
– Pontas em forma de gota d´água: confere um som mais agudo e fechado, devido ao seu formato mais retraído.
– Pontas em formato cilíndricos: tendem a ter um som forte e encorpado, pela sua densidade e peso.

Espessura:

A espessura influencia diretamente no tipo de som que você toca. Para quem tem a mão pesada, é indicada a espessura 2B, 5A e 5B, que são baquetas encorpadas e preparadas para o uso de força. Para quem é mais tradicional e toca um som mais leve, uma baqueta 7A ou 5B estão de bom tamanho.

Enfim, são muitas possibilidades diferentes, mas alguns detalhes como conforto e ergonomia devem ser observados – e jamais esquecidos! Afinal, músculos e tendões são um patrimônio muito mais caro do que baquetas ou qualquer outro equipamento. Pense em sua saúde e integridade física ao escolher sua próxima baqueta! Mas não se preocupe em escolher a baqueta perfeita logo de cara, afinal não se constrói um baterista sem destruir baquetas!

E aí, curtiu estas dicas para bateras? Esta dica sobre baquetas obteve participação mais que especial de nosso endorsee e grande baterista Robson Caffé. Além de baterista, Caffé sabe tudo sobre o
assunto a nos auxiliou com a produção do conteúdo.

Acesse também nosso blog e nossas redes sociais Facebook e Instagram.