07-03-2018

Jogo de pratos de bateria: como escolher?

Jogo de pratos de bateria: como escolher?

Para saber como escolher o jogo de pratos de bateria certo para você é preciso levar em consideração três fatores: estilo/ pegada, resistência e material.
De início é preciso entender quais categorias de pratos existem. Em geral, são três categorias que vamos considerar aqui como sets:
– Set de Condução (hi-hat e ride);
– Set de Ataque (crash);
– Sete de efetio (splash, china e bell).

Os pratos de condução são aqueles que dão ritmo à música e são os mais utilizados na hora de tocar. São eles que irão subdividir a melodia e dão assinatura de cada batera.
Já os pratos de ataque são os que conferem explosão à música, e são tocados com mais força.

Os pratos de efeito são usados com menor frequência, porém são eles que trazem ao som uma característica mais personalizada e única. Os três são necessários no jogo de pratos de bateria de qualquer batera, porém a diferença entre eles estão nas ligas metálicas utilizadas para confeccionar cada um.

Defina seu estilo!

Com o intuito de aumentar assertividade na escolha do seu jogo de pratos de bateria é muito importante que você defina seu estilo musical. É óbvio que pluralidade em estilos é muito bom para você ter maior repertório, porém, verifique qual estilo será predominante. Com esta definição será mais fácil você chegar ao prato que seja mais adequado a este estilo.

Resistência e materiais

As ligas metálicas também influenciam na hora de escolher o melhor jogo de pratos para o batera. Os pratos em liga B10 são mais resistentes que a B20, porém não possuem a variedade de nuances que a B20 emite. Os pratos de liga B20 são para aqueles que não prezam tanto a força e sim a técnica.

Conclusão!

Não existe uma escolha certa ou errada para esta questão. Na verdade, tentamos fazer com que o batera analise e defina suas características para a melhor tomada de decisão. Somente com o autoconhecimento é que você conseguirá a melhor resposta!

Quer saber mais sobre o mundo dos bateras? Se liga no nosso Facebook ou blog!