Marcelo Yuka: Relembre a carreira do fundador do O Rappa!

21/01/2019

Relembrando a carreira de Marcelo Yuka, baterista e fundador da banda O Rappa

Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana, mais conhecido pelo seu nome artístico Marcelo Yuka, era famoso pelo seu jeito de contar histórias através de sua música. Muito além de músico e baterista, também era compositor, ativista e político. Foi o baterista e um dos fundadores da banda O Rappa. Iniciada em 1992, tinha como foco letras com cunho social, e unia rap, rock, MPB e reggae.

Com a sua saída em 2001, criou a banda “F.UR.T.O.”, que significa Frente Urbana de Trabalhos Organizados, para fazer parte de um projeto social de mesmo nome. Com o mesmo estilo musical que destacou O Rappa, a banda alternava entre punk rock, rock e um toque de dub. Na opinião de Yuka, sendo um projeto ainda maior e tendo um propósito social, era mais do que o que ele poderia fazer no Rappa.

Marcelo Yuka foi vítima da violência no Rio de Janeiro. Era paraplégico desde 2000 e não pode mais tocar bateria, época em que desenvolveu uma grave depressão. Posteriormente, graças à sua vontade em contribuir para o meio social, passou alguns anos envolvido com política e causas sociais.

Depois de finalizar sua atuação dentro do meio político e com o projeto “F.UR.T.O.”, o músico produziu um novo álbum, intitulado “Canções para depois do ódio”, onde falava sobre sua depressão e, posteriormente, superação.

A trajetória ativista de Yuka foi retratada em um documentário, chamado “No Caminho das Setas”, e depois em uma biografia, escrita pelo próprio Yuka, de nome “Não Se Preocupe Comigo”.Com certeza Yuka foi e sempre será uma grande inspiração para todos os bateras do Brasil!

Fique por dentro de assuntos como música e bateria através do nosso blog e redes sociais, pelo Facebook e Instagram.