16-10-2017

Quais são os melhores pratos para seu estilo musical?

Escolher pratos de bateria é uma decisão bastante complexa para os bateras em geral. São muitas opções de ligas, materiais, rigidez e etc. A questão é, qual dessas opções são os melhores pratos de bateria para o seu estilo?

Qual das ligas se adequa melhor pra você?

Uma das principais características dos pratos são as ligas, hoje as principais são B8, B10 e B20. Vamos entender suas características.
De começo as ligas não são a características exclusivas para definir os melhores pratos de bateria. As ligas definem características que são excelentes para determinados estilos e ruins para outro. Vamos explicar: A liga B8 originam pratos que são mais flexíveis. Característica essa que cria mais harmônicos e decay mais longo.
Estilos como Jazz se adequam muito bem aos pratos em liga B8, devido a forma e técnica como se executa esse estilo.

Os pratos em B10 são pratos um pouco mais rígidos, ou seja, eles tem pouco menos harmônicos e decay ligeiramente mais curto.
São pratos interessantes para estilos de mãos pesadas devido a durabilidade do prato e ao fato de que não se perdem tantos harmônicos nessa liga. O heavy metal (apesar de sua relação de amor com o B20) pode ser executado perfeitamente com os pratos B10.

A liga mais tradicional entre os bateras é a B20, porém não se engane, essa é a liga que exige mais técnica do batera para tirar bons arranjos, a rigidez do prato tem uma gama de harmônicos grande, mas que não é qualquer batera que tira. Além disso, bateras com uma pegada pesada devem estar atentos a durabilidade do prato, menos flexibilidade resulta em menos absorção do impacto o que danifica o prato. Os B20, apesar da técnica envolvida, se adequam bem à diversos estilos musicais, já que é possível tirar muitos harmônicos. Porém, lembre-se: Mão leve e técnica apurada.

Afinal, quais os melhores pratos de bateria para o seu estilo?

Pois bem, essa resposta é absolutamente pessoal, depende só de você.
Pratos B20, por exemplo, não são específicos para pegadas pesadas, porém são a celebridade dos bateras de Heavy Metal.
O que isso significa? Significa que escolher os pratos depende de você, como você toca, como se adequa aos materiais ou ligas, como usa os harmônicos e secos. Enfim, ninguém conhece seu estilo melhor que você. Portanto, os melhores pratos de bateria são aqueles que você elege!

Quer saber mais? Acesse nosso facebook
Ou conheça nosso blog