Tá Sabendo?

O que são instrumentos de percussão?

05/10/2018

Instrumentos de percussão: o que são?

E aí, nação batera, tudo bem? Hoje iremos falar de um assunto básico para a formação de um batera, os instrumentos de percussão. Quem pensa que essa categoria inclui apenas bateria e tambores muito se engana. Iremos entender melhor o que são, para que servem e os diferentes tipos de instrumentos de percussão.

Afinação: altura e variedade de sons

Quando falamos em afinação em instrumentos de percussão, nos referimos à variedade de notas e sons produzidos pelo instrumento. Existem dois tipos: os de altura determinada e o de altura indeterminada. Os de altura determinada possuem maior escala sonora. Produzem diferentes sons com diferentes volumes e podem ser utilizados como elementos melódicos na composição ou rítmico, como já são a maioria desses instrumentos.
Já os instrumentos de altura indeterminada são aqueles que geram pequena variedade de sons e volumes, independente da força do toque e da frequência. Bons exemplos desse tipo são as castanholas e o triângulo. São instrumentos puramente rítmicos.

Forma de ativação do som

Existem três tipos de instrumentos de percussão: os que produzem som por raspagem, impacto ou agitação. Uma das principais funções desse tipo de instrumento é conferir ritmo à musica, porém existem instrumentos melódicos, como o xilofone.
A maioria se encaixa na categoria de impacto, que são tocados com as mãos ou com algum objeto específico para isso. Eles são: tambores, bateria, xilofone, cajón entre outros.
Os instrumentos de agitação, como o próprio nome já sugere, são ativados com a movimentação do instrumento, como por exemplo o chocalho e o reco giratório.
Os instrumentos de atrito são aqueles que o som é ativado através de raspagem ou atrito em sua superfície com algum objeto auxiliar. Os principais desse tipo são o reco e a cuíca.

Gostou dessas informações? Para ler mais conteúdo relacionado ao mundo dos bateras, acesse nosso blog e nossas redes sociais Facebook e Instagram.