Tá Sabendo?

Pedal de bumbo: como escolher o melhor para o meu estilo?

25/05/2018

Pedal de bumbo: técnica e personalidade

O pedal de bumbo é uma peça fundamental para a composição sonora dos bateras. Apesar de muitas vezes parecer algo genérico e sem muitas variações, existem diversos tipos de pedais de bumbo. Alguns aspectos devem ser considerados na hora de escolher o melhor para o seu estilo. Estes são: leveza, opções de regulagem, rigidez e resistência mecânica.

Aspectos para escolher o melhor pedal de bumbo para o seu estilo:

A leveza do pedal não está ligada ao seu peso, mas sim quanta força precisa ser empregada para o pedal bater no bumbo. Quanto mais leve o pedal, mais rápido ele é e mais leve é a pegada no bumbo. A força do pé do batera influencia na forma como ele irá ser tocado, então nesse aspecto a leveza do pedal pode adquirir a personalidade de quem o toca.

As opções de regulagem variam muito pessoa para pessoa. O que pode funcionar para um batera, pode não funcionar para outro. Um bom pedal deve ter regulagem de ângulo, altura, tensão da mola e momento da sapata. Os melhores pedais oferecem regulagem de altura do apoio do calcanhar e diferentes modos de apoio para os pés. Além de contribuir para o som, é fudamental para o conforto do batera.

A rigidez de um bom pedal de bumbo tem a ver com a sensação que o batedor transmite ao pé do baterista. Para toques rápidos é importante que a sensação seja sólida e que a tração esteja concentrada no pé do batera e nos mecanismos que estão conectados. Os melhores pedais possuem sapatas construídas em alumínio ou titânio, materiais que combinam baixa massa e rigidez.

Quanto maior a resistência mecânica, maior a durabilidade do pedal. Todos os componentes do pedal são submetidos a grande tração mecânica e os materiais empregados são muito importantes. Na hora de comprar o seu pedal de bumbo observe se são feitos em alumínio e ferro fundido. Estes são os materiais que tem as melhores respostas ao atrito das peças.

Gostou das nossas dicas? Você pode acompanhar mais informações sobre o mundo dos bateras em nosso blog e em nossas redes sociais Facebook e Instagram