Tá Sabendo?

Pedal duplo de bateria: como posicionar seu pedal?

16/03/2018

Pedal duplo de bateria: o que é e para que serve?

Muitos bateras têm dificuldade em trabalhar com o pedal duplo de bateria. Muitos não se adaptam ao mecanismo e outros demoram um pouco até achar o melhor posicionamento do segundo pedal.

Antes das dicas de como montar, usar e posicionar seu pedal, primeiramente vamos entender para que serve: um pedal duplo serve para você tocar em ritmo acelerado ou compor subdivisões mais complexas em ritmos mais lentos. É um mecanismo que permite que você toque o bumbo com a movimentação das duas pernas.

Pedal duplo de bateria: como montar?

É muito simples para montar o segundo pedal. Aqui vamos dar dicas passo a passo:

1 – Alguns modelos pedal duplo têm ambas as molas no pedal principal. Conecte e ajuste as duas conforme tensão desejada.

2 – Conecte a haste ao eixo cardã, tanto no pedal principal quanto no secundário. O comprimento do eixo deve ser ajustado para que fique confortável às suas pernas. A altura dos pirulitos também pode ser ajustada. Aperte os parafusos com chave borboleta para fixar.

3 – Posicione os batedores de ambos os pedais no centro do bumbo. Verifique também a lubrificação de todas as partes que se movimentam. Caso necessário, retoque-a.

Pedal duplo de bateria: como posicionar?

Esta é uma questão muito pessoal. Cada artista posiciona da forma que mais lhe trás conforto e mobilidade em relação à abertura das pernas e ao posicionamento em relação à caixa. O importante é você deixá-lo de fácil acesso aos pés ao alternar com máquina de hi-hat (chimbal). Certifique-se que estão em um piso não escorregadio, pois com a movimentação eles podem sair de posição, aquele tapetinho da bateria é essencial.

E aí, curtiu as dicas? Quer saber mais sobre o mundo dos bateras? Se liga no nosso Facebook ou blog!