Junho é sinônimo de festa, dança e, claro, muita música boa! Afinal, quando pensamos em festa junina, também lembramos das danças típicas, comidas deliciosas e os ritmos brasileiros que amamos!
Aqui na Orion, também entramos no clima e, para celebrar, separamos 3 ritmos tradicionais que não faltaram nas festas juninas de 2025, e o melhor é que todos eles podem ser explorados na bateria!
Baião
O baião é um dos ritmos mais emblemáticos do Nordeste e ganhou força nacional na década de 1940 com nomes como Luiz Gonzaga, o rei do baião, e Humberto Teixeira, o doutor do baião.
Tradicionalmente tocado com sanfona, triângulo, flauta doce e acordeão, o baião também pode ser adaptado para a bateria, oferecendo desafios interessantes de coordenação entre pés e mãos. Para os bateristas que gostam de explorar novos ritmos, tocar baião é uma excelente oportunidade para expandir sua musicalidade!
Forró
Nenhuma festa junina está completa sem o forró! Com vertentes como a tradicional, universitária e eletrônica, o ritmo traz alegria e muita dança para os arraiás.
Enquanto os elementos clássicos como sanfona, triângulo e zabumba marcam presença, a bateria também tem aparecido com força nas versões mais modernas do gênero. Para isso, um bom kit de pratos pode fazer toda a diferença na hora de dar mais brilho e presença ao som!
Xote
De origem europeia, o xote foi trazido ao Brasil no século XIX e rapidamente se incorporou à cultura popular nordestina. Nas festas juninas, ele é um dos favoritos!
Embora o xote seja frequentemente executado com sanfona, zabumba e triângulo, ele também ganha uma nova possibilidade sonora com a bateria. Com algumas adaptações, é possível tocar xote de maneira mais suave ou marcante, dependendo da intenção musical. É um estilo ótimo para quem está começando e quer treinar controle rítmico e musicalidade!
Viva a música brasileira com a Orion!
A música brasileira é riquíssima, então que tal testar novos sons e estilos musicais com os pratos da Orion? Visite nosso site e confira nossos produtos!