Xucuru

FABIO XUCURU

Nasci no Recife, capital pernambucana, e comecei a tocar bateria aos 14 anos, em um grupo da igreja. Aos 15 comecei a estudar no Conservatório Pernambucano de Música, onde permaneci durante dois anos, até 1998.
De lá pra cá, evoluo na minha carreira como autodidata. Estou em busca constante de novos elementos e técnicas para elevar meus grooves a um nível mais refinado. Tenho influências que passam pelo reggae, hip hop, rock, funk, soul, jazz e ritmos brasileiros.
Mesclo todas essas referências sonoras e transmito isso na minha forma de tocar. Em agosto de 2005 gravei o primeiro disco da banda Eta Carinae, e foi com esse trabalho e banda que circulei em turnê europeia, em 2006, passando por diversos países como Finlândia, Inglaterra, Portugal e Espanha. Neste último país vivi durante 5 anos, fazendo de Madrid minha morada e laboratório musical, onde tive a oportunidade de encontrar e tocar com músicos talentosos, além de estudar percussão, o que ampliou muito meus horizontes e habilidades.
Em 2009 gravei o disco da banda Maracatu FM, que foi lançado na Espanha. Dois anos depois, antes de retornar à minha terra natal, gravei o disco da banda Sociedad Nolimit. De volta ao Brasil toquei com China (PE), Rafa Machado (RS) – vocalista do Chimarruts, Pugnaz (SP), Alma Djem (DF), Marley In Jazz (SP), Ducasco (SP), Neto Trindade (SP), Tofly (SP), Julies (SP), Banda Dbuenas(SP) e Arthur Xará (MG). Atualmente toco com Edu Ribeiro, cantor e compositor de hits do reggae como “Me Namora”, “Flor de Lis”, “Vou Te Esperar” e “Pontes indestrutíveis”.

MEU PRATO

Meu setup é uma fusão das ligas B10 e B20.
Escolhi esse set por conta do timbre claro e controlado oferecidos pelas séries de liga B10 MS, Solo Pro 10, Groove X e Rev10.
E também pelo brilho e pela força que o Celebrity 20 impõe. Optei por essas séries pois toco muito Jazz e Reggae e, na minha opinião, são os pratos que mais têm minha cara.
São séries muito versáteis que possibilitam tocar qualquer estilo sem deixar a desejar. Eu uso e recomendo.