Thiago Sonho

Sou inquieto  entusiasta da música negra, soul, funk e até das vertentes mais extremas do rock and roll, carrego a versatilidade técnica e liberdade artística desde os 13 anos de idade quando ingressei no universo dos tambores e baquetas, atuando em bandas de rock de modo informal. Mais tarde, quando decidi ser músico profissional, estudei teoria musical e me formei  inicialmente como percussionista no Conservatório Souza Lima, neste instrumento explorei todos os ritmos: toquei música latina com Los Sonidos, Axé Music com a cantora Jake, e pesquisei a música do oeste africano no Afro Koteban, grupo que integra desde 2004. Integrante da bateria da escola de samba Vai-Vai, também toco no Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã, de São Paulo.

Como, também, sempre fui apaixonado por bateria fundei o Funkessencia, banda instrumental de Funk/Soul, que despertou a atenção de Tony Tornado e que se transformou no conjunto de apoio do pai da soul music brasileira desde 2010.
Acompanho há 5 anos um dos pioneiros do hip-hop brasileiro, DJ Hum, com o projeto “Expresso do Groove”, atualmente também, sou baterista da turnê “Boogie Naipe”, de Mano Brown, o mais reconhecido nome do hip hop nacional, por 29 anos à frente do grupo Racionais MC’s.  Mantendo minha versatilidade, atuo na turnê “Simplesmente Elis” há 3 anos, com a cantora Didi Gomes e banda, realizando um Tributo à Elis Regina em vários teatros do país. Já acompanhei também as 3 últimas turnês brasileiras do grupo belga de Jazz-Fusion Mind Priority. Gravei a bateria e percussão do disco “Pra Sempre Amanhecer”, da cantora Cláudya, uma das grandes cantoras da MPB, produzido por Tiago Mineiro.
Toco, também, no APOSTROPHE’, Trio de Fusion com Fernando Tavares e Lucas Fragiácomo, com disco gravado em 2016. Acompanha também o guitarrista Sérgio Casalunga em seu quarteto instrumental.Também trabalho como pesquisador e professor.

Meu prato

Meus setups costumam ser muito variados, dependendo do trabalho que faço mudo alguns pratos.
Mas definitivamente uso setups simples, de algumas linhas diferentes. Vocês podem ver a descrição de cada set e sua explicação aqui embaixo!

 

Setup Orion

Set 1. Com o Mano Brown / Boogie Naipe , Tony Tornado, DJ Hum, e em outros trabalhos de black music, eu uso um setup
Hi Hat 14’’ – REV10
Thin Crash 18’’ – REV10
Ride 20’’ – REV10
Com esse setup tenho a pressão de groove e ataque que o Soul/Funk exige.

Set 2. Para trabalhos voltados à música brasielira, uso:
Control Hat 14’’ – MS
Control Crash 16” – MS
Control Crash 18’’ – MS

Set 3. Para trabalhos em lugares menores, tenho usado também:
Hi Hat 14’’ – Whisper (WS)
Medium Crash de 16’’ – Whisper (WS)
Ride 20’’ – Whisper (WS)