Serie entrevistas

VALTER FILHO

Valter Filho é baterista desde 1999. Anacusia completa de um de seus ouvidos e na contramão de orientações medicas mas com muitos cuidados em 2019, completou 20 anos de estudo, docência e prática, em coincidência com aniversário da marca. Ao longo desse tempo, pôde tocar com inúmeros músicos e formar e contribuir com muitas bandas. Hoje integra a bandas PDA – Previsão de Alta, que vem com proposta autoral e com músicas cheias de energia e também projetos paralelos. O negócio é não parar! Sempre disposto a produzir. Possui, ainda, um projeto solo com composições autorais, em que é multi-instrumentista. Trabalha como produtor de eventos, diretor musical e técnico de som, para bandas e em estúdios e escolas situados em Salvador e Amargosa, na Bahia. É também um ótimo arranjador, acha soluções musicais para canções em que a banda teoricamente exauriu as possibilidades e tem facilidade de montar o quebra cabeças que é uma canção.
Acredito há muito tempo que sem música não há vida. Assim como existe a nossa necessidade orgânica de respirar, penso que ser músico e produzir e tocar me fazem ser humano.
Fomentador cultural de onde passa, trabalhou em cidades do interior como Serrinha, Cruz das Almas, Amagosa com o intuito de fomentar bandas novas e com novas mesclas de estilos musicais.
Após um acidente em Dezembro de 2021 lesionando séveramente sua mão esquerda, Valter expressa muito mais gosto em ajudar pessoas a passar por momentos difíceis e tenta inspirar aos próximos. Gosta muito de produzir música, ver uma pessoa se tornar alguém melhor ao terminar uma aula ou simplesmente ajudar uma banda ou colega quando precisa. Música torna o mundo melhor. Sem ela, seria uma catástrofe.
“A música é o vínculo que une a vida do espirito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia.”
Ludwig Van Bethoven

MEU PRATO

A escolha dos pratos vem de uma experiência já pregressa com a marca. Escolhi inicialmente a série Rage 10 por ter usado a antiga Rage Bass e por procurar um prato que me desse possibilidade de controlar todo o poder que ele tem. Essa linha me deixa muito confortável para tocar qualquer estilo. Os pratos são muito resistentes e consigo controlar a dinâmica e a intenção do meu play em cada música que executo.
Escolhi pratos que me dessem mais flexibilidade sonora. O som vem mais cheio quando ataco com força ou faço uma condução mais severa, e consigo um som com corpo considerável, quando quero um acento leve. Consigo, com ele, tocar desde um Reggae ou um Pop a um Metal bem pesado. Exceto Mega Bell de 22” e o todos os pratos são leves para transportar, o que ajuda muito em logística em viagem, pouco peso e muita versatilidade.
Destaco o protótipo de mini ride baseado no Mega Bell 22, pesa 1kg e 12”, pequeno é súper portátil.
Estou muito contente com essa seleção de pratos, ela vem se modificando com o tempo. Aderi também aos clássicos Groove e à linha MS que com muito bom gosto servem pra qualquer situação! O som está na mão de quem toca. Não a toa que consegui unir o meu lado mais pesado ao lado mais eclético em um único kit, tanto para ensaios quanto para shows e gravações. E o mais impressionante é que não vejo nenhuma diferença entre os pratos da ORION CYMBALS para pratos de NENHUMA marca do mercado mundial. Definitivamente, estou realmente satisfeito com o som, com a qualidade e com toda a minha relação com as pessoas envolvidas com a Orion Cymbals. Desde a minha entrada na família Orion, eu optei por centralizar meu set na linha Rage 10 por identificação com o som, mas tenho pratos de outras series para completar a identidade do Kit, ama aprender e pesquisar sobre sonoridades dos pratos e cada detalhe possível de sua produção para usar e indicar a ferramenta certa para o momento certo. Identidade é tudo! Nunca desista de seus sonhos.
Valter ainda oferece palestras sobre contando como superar e superou os deslizes da vida e como melhorar seu play de forma econômica e dinâmica! 

MEU SETUP

Linha Rage 10
Hit Hat 14”
Power Crash 16”
Power Crash 18”
Splash 10”
China Type 18”
Linha MS
Control Splash 8”
Control Splash 10”
Linha X10
Mega Bell 22”
Linha Rev 10
Mini China 11”
Linha WS
Tri Hit Hat
Crash 16
Ride 20(usado como Crash)