fbpx

Bateria e sua versatilidade nos estilos musicais

Bateria e sua versatilidade nos estilos musicais

Conheça a diversidade e história da bateria

Bateria e sua versatilidade nos estilos musicais – Tendo as suas origens na pré-história, a bateria como conhecemos hoje nasceu de fato nos EUA por volta do século XX. Desde então, um instrumento que já tinha um status de notoriedade virou um dos mais famosos do mundo, o que ocasionou na adesão de sua prática por milhares de pessoas no Brasil e ao redor do globo, em diversos estilos musicais.

História e consolidação

A história da bateria é muito peculiar, afinal, o instrumento não nasceu prontamente com seus bumbos, pratos, caixas etc. Pelo contrário, a bateria foi sendo construída por partes, até que finalmente todas foram juntadas.

A parte mais antiga da bateria são os tambores, que começaram a ser usados por civilizações antigas da pré-história. Sua principal função era de instrumento ritualístico, tradição usual daquela época.

À medida em que o tempo foi passando, os pratos, bumbos e caixas foram sendo implementados em bandas e orquestras. Todos eram tocados separadamente por diferentes indivíduos. Mas isto acabou sendo mudado a partir de 1910, após a invenção do pedal de bateria feita pelo americano William Ludwing. Após a invenção, as baterias como conhecemos hoje começaram a ser implementadas no mundo musical em maior quantidade.

Implementação em diversos estilos musicais

Depois que a bateria se consolidou, ela se tornou em um instrumento dinâmico que foi se encaixando com vários estilos musicais, o que gerou a atual diversidade de bateristas renomados tocando nos estilos dos mais diferenciados. Um exemplo são os bateristas Taylor Hawkins e Juninho, que fazem parte respectivamente das bandas Foo Fighters, de rock e Natiruts, banda de reggae.

Há 23 anos no Foo Fighters, Taylor é um dos bateristas mais renomados do mundo. Com características dinâmicas, mesclando intensidade com sutileza, o baterista vem contribuindo para formação de uma das bandas de rock mais famosas do mundo que já possui dezenas de turnês internacionais e faixas de sucesso.

Já Juninho participa há 25 anos do Natiruts e possui um status de baterista renomado também. Com características de percussões perfeitas, o músico vem contribuindo para a formação de uma das bandas de reggae mais famosas do mundo que tem no seu histórico nove discos e quatro DVDS, além das faixas de sucesso.

Orion Cymbals: pratos que se encaixam em qualquer estilo

Com 20 anos de experiência no mercado de produção de pratos, a Orion Cymbals oferece pratos de excelência que se encaixam com os diferentes estilos de percussionistas.

Acessando www.orionstore.orioncymbals.com.br você pode conferir o comércio on-line da Orion Cymbals e adquirir o prato que se encaixa com sua demanda.

Gostou do conteúdo? Continue acessando o blog da Orion Cymbals para ficar antenado nas notícias do mundo da música.

Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das atualizações, estamos no Facebook e Instagram.

Fechar Menu