Como estudar rudimentos: as dicas da Orion

08/07/2020

Dicas para quem quer melhorar suas habilidades com a prática dos rudimentos.

Como estudar rudimentos. – Entender o que significa rudimentos trará clareza para quem deseja colocar em prática os ensinamentos do artigo de hoje, por isso, se pesquisarmos pela palavra nos dicionários, encontraremos definições como “estrutura inicial” ou “elemento básico de”. Portanto, musicalmente falando, rudimentos na percussão indicam pequenas combinações padronizadas de ritmos e cadências, que servem de base técnica para qualquer baterista.

Se você ainda não conseguiu compreender, basta pensar que os rudimentos são as noções básicas necessárias para quem deseja se tornar um baterista uníssono, ou seja, que tem coordenação, sensibilidade e agilidade na hora de tocar o instrumento.

Como estudar rudimentos

Contamos hoje com 40 rudimentos reconhecidos, que nasceram da combinação de 26 rudimentos americanos com suíços e franceses e que foram divididos em 4 categorias: Diddles, Flams, Drags e Rulos. Todos eles são facilmente encontrados na web, então mãos à obra!

Para que você dê início ao o estudo de rudimentos, toque rulos simples, duplos e com pressão. Nos pés, avance com as semínimas, colcheias, tercinas e semicolcheias. Esse é um aquecimento para quem pretende manter um treino de uma hora e pode durar cerca de cinco minutos.

Escolha, no máximo, dois rudimentos a cada treino. Isso vai garantir que você alcance o domínio total das técnicas. O próximo passo é tentar desenvolver ritmos conhecidos e iniciar batidas novas e mais complexas até chegar nas viradas. Todo o processo deve ser feito intercalando velocidades mais lentas e mais rápidas. É assim que o seu cérebro e a sua coordenação motora de mãos e pés trabalharão juntos.

Realizar os treinos diariamente dará a você a base técnica necessária e, além disso, o ajudará a descobrir deficiências e trabalhar a criatividade. Por isso lembre-se de que a disciplina é a sua maior aliada. Não pule etapas e tenha foco para que todo o tempo destinado aos treinos se transforme em evolução.

Dica de ouro: No estudo dos rudimentos é bacana usar o metrônomo para não se perder nas batidas rítmicas. Se você não sabe como usar metrônomo na bateria, clique aqui e confira um conteúdo que vai te ajudar a entender a ferramenta.

Este artigo foi escrito em parceria com Robson Caffé e Agência Thought .
Gostou desse conteúdo? Então acesse nosso blog para ler mais artigos como esse. Aproveite e siga a Orion no Instagram e Facebook.