Como furar a pele do bumbo?

03/09/2020

Entenda por que alguns bateristas optam por furar a pele do bumbo e, se quiser, faça em casa.

Como furar a pele do bumbo? – Fala, nação batera! Se você sentiu falta das nossas dicas práticas de bateria, o texto de hoje é todinho seu. Muita gente fala sobre furar a pele do bumbo, mas não sabe nem por onde começar ou para que serve a prática, certo? Se esse é o seu caso, suas dúvidas acabam agora.

Antes de tudo, é preciso saber que ninguém tem por obrigação furar a pele do bumbo. O baterista vai furar ou não apenas de acordo com a sua própria necessidade de som, ou seja, vai do gosto dele e pronto.

Mas, afinal, com ou sem furo?

Quando usamos a pele do bumbo original, sem o furo, contamos com mais ar dentro da caixa de ressonância. Assim, quando tocamos esse ar se desloca até a pele de resposta, gerando um som mais grave. Isso pode causar uma dificuldade de controle sobre o pedal e, consequentemente, sobre as notas, o que não pode ser taxado de bom ou ruim, apenas de uma opção diferenciada, com a qual muita gente se adapta tranquilamente.

A partir do momento em que a pele do bumbo é furada há uma perda de, ao menos, 30% no grave que ele produz, porém existem pontos positivos nisso, como um som mais seco e mais evidente, o que é mais difícil com a pele intacta. Além disso, com o furo é possível utilizar variadas formas de microfonação, principalmente em estúdios.

Furando a pele do bumbo

Se você optar por furar a pele do bumbo, vale ressaltar que o ideal é que esse furo tenha o tamanho de um punho fechado. Para executar a perfuração no local certo, pense no instrumento como se fosse um relógio e fure onde o ponteiro bate 20 minutos.
Uma maneira bem simples de fazer o furo é utilizar uma lata bem quente, pode ser aquelas de achocolatado ou farinha láctea. Coloque a lata no fogão, aqueça até que a temperatura esteja bem alta e, com cuidado, coloque imediatamente sobre a pele a ser furada e está pronto.

Agora que você já sabe o porquê da utilização da técnica e como fazê-la de forma bastante simplificada em casa, é só decidir se prefere com ou sem e ser feliz!

Acesse nosso blog para ler mais artigos como esse. Aproveite e siga a Orion no Instagram e Facebook.