Como ler partitura de bateria: confira nossas dicas

09/06/2020

Confira a seguir o passo a passo de como ler partitura de bateria e comece a praticar

]

Começar a tocar um instrumento pode parecer algo complicado e ler partituras então, pode soar como algo confuso e quase impossível. Mas a verdade é que essa técnica demanda prática e alguns estudos específicos. Por isso preparamos esse post com os componentes básicos para que você entenda como ler partitura de bateria, dá uma olhada! Confira a seguir como ler partitura de bateria:

Como ler partitura de bateria: Pauta musical

A pauta é composta por 5 linhas e 4 espaços. Nela são escritas as notas que darão sentido à música. A pauta musical deve ser contada de baixo para cima.

Figuras musicais de pausa

Como ler partitura de bateria

Figuras musicais

Para ler ou escrever uma pauta musical, é necessário entender quais são as figuras musicais existentes. Cada figura vale um tempo no compasso: a semibreve um tempo inteiro (4 tempos no compasso 4/4); a mínima vale metade da semibreve (2 tempos); a semínima vale metade da mínima (1 tempo); a colcheia vale metade da semínima (metade um tempo ou ½) e a semicolcheia vale metade da colcheia (1/4 de um tempo).

Figuras de pausa

Além das figuras musicais, existem as figuras de pausa, que servem para indicar quando é necessário fazer uma parada e por quanto tempo ela irá durar. Cada figura de pausa corresponde a uma figura de tempo, por isso elas possuem a mesma duração.

Nomenclatura – partitura de bateria
A nomenclatura se dá pela distribuição das peças (chimbal, bumbo, pratos, surdo, caixas…) da bateria na pauta musical.

Exemplo de nomenclatura simples

Como ler partitura de bateria

Como ler partitura de bateria: Treine bastante!

No começo você terá que memorizar essas figuras para conseguir ler uma partitura. A parte boa é que a bateria é um instrumento sem intervalos ou melodias e isso torna o treinamento um pouco mais fácil.
Se for necessário, escreva a nomenclatura simples diversas vezes até decorar. Depois de um tempo, você começará a ler e tocar naturalmente apenas olhando a folha. Além disso, ler partitura pode ajudá-lo a aumentar seu repertório, já que possivelmente você passará a transcrever tudo que ouve e isso treinará, inclusive, os seus ouvidos.
Ninguém é obrigado a saber ler partitura para tocar bateria, mas com certeza esse recurso o tornará um músico mais completo.

Se você gostou das dicas, acesse nosso blog e fique por dentro das atualizações do mundo da bateria. Aproveite e siga a Orion no Instagram e Facebook.