Criatividade: Entenda e explore seu potencial criativo – com Moisés Santana

21/08/2019

Criatividade: Entenda e explore seu potencial criativo

Um dos principais desafios do músico contemporâneo é ser criativo, em um mundo onde quase tudo que envolve o nosso instrumento já foi criado parece cada vez mais difícil ser surpreendido com algo novo.

Na maioria das vezes para sermos diferentes temos que trabalhar pensando em inovar (tornar novo, renovar, restaurar) ao invés de criar.

Esse tende a ser um processo natural e muito eficiente quando temos a capacidade de transpor a nossa identidade musical na releitura de ideias.

Mas como podemos desenvolver nosso potencial criativo a ponto dessa ser uma eficiente ferramenta de diferenciação?

Estudos mostram que a criatividade é uma capacidade humana natural, responsável por grande parte da evolução. Logo entendemos que a mesma pode ser exercitada / estimulada.

Como estimular sua criatividade?

Uma das formas mais eficientes de estimular a criatividade é entendendo as etapas do processo criativo, são elas:

Atenção: refere-se ao momento em que a pessoa enxerga um problema ou uma oportunidade;

Fuga: o indivíduo deixa de pensar apenas naquele problema ou oportunidade e passa a focar em atividades aleatórias, a fim de aliviar a tensão da mente diminuindo os níveis de estresse;

Movimento: ao retomar o foco no problema ou oportunidade a pessoa se depara com uma solução inédita! O famoso insight (clareza súbita na mente, no intelecto de um indivíduo; iluminação, estalo, luz).

A partir do momento que entendemos o processo criativo fica muito mais fácil adapta-lo a nossa realidade. Esse processo irá ajudar a canalizar o potencial criativo direcionando a solução para o lugar certo. No nosso caso, buscar soluções criativas na hora de estudar, compor, gravar etc…

É importante ressaltar que cada indivíduo é único, antes de recorrer a qualquer método para aumentar a sua produtividade, não apenas na música mais em tudo que você se propõe a fazer. Tente se conhecer melhor, entender em quais circunstâncias você tem maior rendimento/criatividade/produtividade. Não somos iguais e ninguém nos conhece melhor que nós mesmos. Busque se conhecer cada vez mais, a partir daí explore estratégias como, entender e aplicar o processo criativo, para estimular o desenvolvimento da sua criatividade.

Gostou desse texto? Leia mais acessando o nosso blog. Acompanhe a Orion nas redes sociais Instagram e Facebook.