Dicas para retomar os shows presenciais

Dicas para retomar os shows presenciais

Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Após mais de um ano de espera, os shows presenciais finalmente estão voltando em vários estados e cidades do Brasil. Em um retorno gradual, com porcentagens de público diferentes a cada região, os eventos presenciais definitivamente estão retornando após o índice de vacinação no Brasil chegar a um patamar mais elevado. Mas como um batera pode se preparar para essa retomada? Confira algumas dicas.

Dica n° 1: Usar ferramentas e treinar em dobro

Fazer um concerto para o público após tanto tempo certamente é algo que exige mais preparação do batera. Para um treino adequado uma dica é usar os famosos fones de retorno nos treinos de cada som que será tocado no show.

Esses velhos conhecidos dos bateras são muito úteis porque conseguem otimizar e melhorar o treino. O aparelho pode, por exemplo, ser conectado diretamente em placas de som ou até mesmo em celulares. Essa opção cria uma situação confortável na qual o músico pode fazer uma avaliação precisa do som que está sendo reproduzido.

Outro ponto muito legal dos fones de retorno é que existem modelos para diferentes sonoridades, o que pode ajudar muito também.

E como é quase impossível treinar sem ter um estúdio, a dica para os bateras que enfrentam dificuldade em encontrar um estúdio é procurar programas de fomento à cultura que disponibilizam estúdios grátis. Na capital baiana, por exemplo, a prefeitura inaugurou recentemente um estúdio de alta tecnologia que ficará disponível para o uso dos músicos que estão procurando seu lugar de sucesso.

Dica n° 2: Dar uma atenção a mais no engajamento digital

Hoje em dia, as redes sociais possuem um papel muito importante na vida de um artista. Elas têm a capacidade de colocar o público e a música lado a lado.

Portanto, uma dica é buscar mais engajamento nesses tempos de volta ao normal, pois, é através dessa autopromoção que a imagem do músico pode crescer ainda mais. Uma estratégia que pode ser usada, por exemplo, é criar uma tendência ou interagir com uma já existente, podendo ela ser um meme ou hashtag. Postar conteúdos com frequência, como imagens e vídeos de making offs, treinos ou shows, é outra estratégia a ser usada que pode gerar engajamento também.

Dica n° 3: Realizar eventos para autopromoção

Show é um momento muito importante para os bateras, não é mesmo? Além de ser um período de êxtase e diversão, um concerto pode servir também para elevar a moral do batera no mundo musical. Por isso, uma dica para este momento de retomada é que o artista procure realizar eventos até por uma iniciativa própria. Procurar apoio dos patrocinadores para um showzinho aqui, realizar um concerto de rua ali, são algumas alternativas interessantes.

Dica n° 4: Prepare o psicológico

Um detalhe muito importante que às vezes é esquecido é a preparação psicológica. De antemão, mente e corpo devem sempre estar conectados para uma alta performance. Em consequência do isolamento social realizado por tanto tempo, isso pode ter sido um pouco afetado.

Portanto, uma dica que fica para os bateras é usufruir ao máximo de atividades que possam auxiliar no relaxamento da mente. Existem muitas opções, como: meditação, yoga, esportes. Em alguns lugares existem até mesmo psicólogos gratuitos ligados ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), órgão do ministério da saúde.

Sendo assim, independente da opção que o músico irá escolher, o importante é manter a cabeça saudável para um momento tão importante. Até porque no final das contas os shows foram inventados com um único propósito: oferecer diversão para todos!

Curtiu as dicas? Continue acessando nosso blog para ficar antenado nas notícias do mundo da bateria. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar outras novidades, estamos no Instagram e Facebook.