Tocar em banda: confira dicas para melhorar o estudo em grupo.

Um guia simples para o músico iniciante que quer tocar em banda não errar.

Tocar em banda parece, mas pode não ser uma prática muito fácil, principalmente porque juntar os integrantes para ensaiar acaba sendo mais complicado do que tocar sozinho. Por isso montamos um guia com 5 dicas para quem quer melhorar o estudo em grupo e levar a banda a outro patamar, dá uma conferida.  

Prepare-se

Antes de ensaiar em grupo é essencial que você e os demais integrantes ensaiem sozinhos e saibam o que estão fazendo. Se você pretende se tornar um baterista de destaque, entenda que é necessário conhecer seu instrumento, suas possibilidades, para então aplicar esse aprendizado nos ensaios coletivos, o mesmo serve para o guitarrista, baixista, etc.

A importância das gravações

Gravar o ensaio ajudará vocês a identificarem os erros, acertos e a melhorarem o que for preciso. É muito importante entender como cada um está se saindo, mas é ainda mais satisfatório analisar como a banda soa em conjunto, se há sincronia, afinação, ou seja, se os instrumentos estão conversando ou entrando em conflito.

Faça simulações

Ensaiar com uma banda é como ensaiar em um grupo de teatro. É interessante simular a atuação de vocês em um show, por exemplo. Por isso ensaiem seguindo a disposição que terão no palco, assim fica mais fácil definir um tipo de comunicação quando chegar o momento de se apresentar para pessoas diferentes.

Mantenha a calma

Já que tocamos no termo comunicação, entenda que saber se comunicar com seus parceiros é o ponto-chave de uma banda. Muito se houve falar de brigas no meio musical, de fulano que saiu da banda por conta de desentendimentos com os demais…Para evitar conflitos (que devem acontecer por causa das diferentes opiniões), tentem manter a calma e fazer com que todos sejam ouvidos e estejam abertos aos variados pontos de vista.

Por fim, ensaiem e ensaiem mais! Ter disciplina, seja fazendo as lições de casa, chegando no horário marcado para os ensaios ou dividindo as tarefas, vai ajuda-los a atingir a excelência que todo músico deseja ter.

Para quem ainda não tem uma banda é bom saber que a School Of Rock, nossa escola parceira, conta com a infraestrutura ideal para formar grupos entre os alunos. A ideia é criar um laboratório no qual as bandas possam estudar algumas vezes na semana. Para saber mais acesse https://locations.schoolofrock.com/.

Agora que você já sabe o básico para ensaiar com sua banda, aproveite para seguir a Orion Cymbals nas redes sociais e ficar por dentro de dicas, eventos e mais conteúdos relacionados à música, estamos no Instagram e Facebook.