Livro Uma Jornada Pelos Mistérios do Cérebro Musical

17/04/2019

Livro Uma Jornada Pelos Mistérios do Cérebro Musical

Olá nação batera, tudo em cima? Hoje viemos apresentar para vocês mais um projeto incrível de um dos nossos queridos endorsees! O nosso batera Daniel Freitas, juntamente com o Dr. Rodrigo Mendonça escreveram o Livro Uma Jornada Pelos Mistérios do Cérebro Musical. A dupla de músicos possuí formação médica: Daniel Freitas é graduado em Educação Musical e pós-graduado em Neurociência Clínica e Pedagógica e o Dr. Rodrigo Mendonça é neurologista! A publicação busca compreender como a música afeta e estimula o cérebro, através de pesquisas realizadas pelos autores.

Em matéria para o programa “Bem Na Hora” do SBT, a dupla conta como tiveram a ideia de reunir o conteúdo do livro: “Em conversas com o Daniel, começamos a questionar como a música percorre o cérebro até ativar nossas emoções, como a música pode ser usada no tratamento de uma pessoa”. Rodrigo conta que um de seus pacientes, que é músico, teve um tumor no cérebro na área responsável pela musicalidade do corpo humano. Isso já foi suficiente despertar a curiosidade da dupla, para começarem a pesquisar e estudar a relação entre as atividades cerebrais e a musicalidade.

Com a ideia em mente, Daniel e Rodrigo começaram a entrevistar pacientes que sofreram algum tipo de lesão no cérebro, questionando a sua relação com a música antes e depois do incidente. Assim, puderam constatar diversas relações neurais relacionando o cérebro e a música.

A ideia inicial era produzir um documentário, mas a quantidade de informações foi tão grande que a dupla optou por reunir suas conclusões em um livro: “O lobo temporal direito tem uma influência grande nos processos de interpretações dos estímulos auditivos, só que a música está distribuída praticamente em todo o cérebro. Então não é só o lobo temporal direito [que é responsável pela musicalidade], mas sim todo o cérebro é ativado no fazer musical, na execução musical, então por isso é interessante esse poder da música no ser humano. A pesquisa foi fascinante, foi uma constatação de que a música é uma das atividades que mais utiliza o cérebro”. Afirma Daniel Freitas.

Compre agora!

Você encontra o livro “Uma Jornada Pelos Mistérios do Cérebro Musical” à venda em livrarias ou pelos sites:
Editora Autografia
Livraria Cultura
Lojas Americanas
Sumarino
Shoptime

O time Orion Cymbals só nos dá orgulho! Acompanhe mais novidades sobre nossos artistas acessando nosso blog! Curta a Orion nas redes sociais Facebook e Instagram!