Para quem vive o mundo das bandas marciais e orquestras, escolher pratos de alta qualidade é essencial para obter a projeção e a clareza sonora necessárias em apresentações ao ar livre ou em locais fechados. Com as 3 linhas Opus da Orion Cymbals, as bandas marciais podem encontrar o prato ideal para cada situação.
Neste texto, vamos explorar as três linhas de pratos que foram desenvolvidas especialmente para atender às demandas técnicas e sonoras das bandas e orquestras. Para isso, convidamos dois músicos parceiros da Orion para falarem sobre esse assunto com a gente, Bruno Hernandes e Raonny Nóbrega. Confira!
Opus Bravíssimo
Produzidos em medidas de 16” a 19” com martelamento manual, esses pratos possuem um timbre rico e complexo que se destaca em apresentações formais, onde a sonoridade precisa de mais profundidade. Cada par acompanha duas tiras revestidas de couro, oferecendo conforto e segurança no manuseio, e o acabamento especial ajuda na projeção e no controle da sonoridade.
Bruno Hernandes, músico parceiro da Orion, é Diretor de Percussão da OMUSP e educador no Programa Guri e no Projeto Música nas Escolas. Ele já produziu diversos cursos online relacionados a bateria, percussão e áudio, e nos deu sua perspectiva sobre os pratos Opus Bravíssimo: “Os pratos da linha Bravíssimo têm um timbre sofisticado e a borda com escape de ar facilita a projeção. Para formações orquestrais e sinfônicas, eu adoro o Bravíssimo de 19”.”
Opus Concert
Os pratos da linha Opus Concert são produzidos em liga de bronze (B10), sem martelamento, o que oferece uma sonoridade clara e articulada, perfeita para bandas em desfiles ou apresentações ao ar livre. Suas medidas variam de 10” a 18”, sendo robustos e bem projetados, mas leves para o músico. Cada par acompanha duas tiras de algodão, proporcionando maior conforto em longas apresentações. Bruno Hernandes destaca: “Os Opus Concert de 16” têm uma projeção excelente para apresentações externas e equilibram bem o som da banda.”
Opus Marching
A linha Opus Marching é fabricada em latão, o que resulta em pratos brilhantes com grande projeção e versatilidade para marchas e eventos ao ar livre. Disponíveis em medidas de 10” a 18”, esses pratos são leves, práticos e acessíveis para músicos de diferentes idades e níveis de experiência. Bruno Hernandes menciona que os pratos Opus Marching de 13” são especialmente indicados para jovens músicos: “São ótimos principalmente para crianças, pois são leves e fáceis de controlar.”
Pratos A2: saiba mais sobre os pratos de Marching Band
Bruno Hernandes nos traz uma perspectiva sobre os pratos de bandas marciais: “Chamamos esses pratos de Pratos A2, ou ‘pratos à dois’, pois são 2 pratos tocados um contra o outro. Eles são os ‘avós’ do chimbal e permitem que o percussionista se movimente enquanto toca, o que é essencial em bandas de marcha. Em apresentações, o controle dos pratos A2 permite uma sonoridade única e envolvente.” Bruno ainda acrescenta que os pratos A2 são elementos fundamentais para bandas marciais e orquestras, e que a Orion Cymbals oferece opções variadas em medidas, ajudando na adaptação dos músicos em diversas formações.
Confira alguns depoimentos inspiradores!
A qualidade dos pratos da Orion Cymbals é diretamente perceptível pelos músicos que os utilizam. Alunas do Bruno Hernandes compartilham suas trajetórias com a música e suas experiências com os pratos Orion:
- Beatriz, 26 anos: “Amo tocar na banda. Aqui foi onde cresci musicalmente e descobri minha profissão. Aprendi e aprendo muito. Já passei muito perrengue por conta dos instrumentos, por isso, poder tocar com pratos de qualidade é muito gratificante para mim e para toda a percussão. Sempre almejei os pratos da Orion e agora ter a oportunidade de fazer música com os instrumentos deles, é simplesmente incrível!!!”
- Leidiane, 20 anos: “Minha primeira experiência foi quando entrei na percussão da Orquestra Aldônio (Santana de Parnaíba, SP) em 2022 com influência de uma amiga. Hoje eu participo de 2 orquestras e tocar nelas é muito especial. Poder levar isso a um nível profissional e aprender mais sobre a história de cada instrumento e culturas, como funciona e como manusear cada instrumento é mais do que um “passatempo”, é gratificante.”
- Geicieli Matias, 19 anos: “Minha primeira experiência foi em 2015, quando entrei para a orquestra Aldônio (Santana de Parnaíba, SP) através da minha irmã que já participava da banda desde 2011. Participar de uma orquestra é muito gratificante pois sabemos que a cada dia que passa ficamos mais profissionais, ainda mais na percussão, que podemos conhecer mais sobre outras culturas e diversos instrumentos, é muito legal.”
A seguir, veja também algumas fotos incríveis dos alunos(as) do Bruno com os pratos Orion!
Dicas do Raonny Nóbrega: qual prato Opus escolher?
O músico, percussionista e baterista Raonny Nóbrega, outro parceiro da Orion, também ressalta as qualidades dos pratos das linhas Opus: “Cada prato tem sua característica. O Opus Marching é mais leve, enquanto o Opus Concert tem durabilidade e uma sonoridade superior. Já o Opus Bravíssimo se destaca pelo volume e resistência, graças ao martelamento manual.”
Raonny também trabalha em uma loja de instrumentos, onde constantemente recebe feedbacks positivos de diversos músicos e bandas sobre os pratos Opus.
Seja para um desfile ao ar livre, uma banda marcial ou uma orquestra sinfônica, a Orion Cymbals oferece pratos de excelência, com qualidade sonora e estrutura que facilitam o desempenho dos músicos. Ao escolher um prato da linha Opus, você estará investindo na qualidade sonora e na durabilidade que sua banda merece.
Clique aqui e confira todas as séries de pratos da Orion!