Menos é mais! – Com Renato Barreto

27/05/2019

Menos é mais! – Com Renato Barreto

Menos é mais! Essa é uma frase que todo músico já ouviu, ou pelo menos, deveria ter ouvido. Mas será que menos é mais em todos os casos?

Minha formação musical veio do rock, metal e progressivo. Por isso, sempre usei pedal duplo, bem desde o início. Porém, não demorei muito a tocar outros estilos. O problema é que eu queria aplicar pedal duplo e muitas notas em quase tudo. Foi aí que essa frase me mudou. Entender que menos é mais foi fundamental para me tornar um músico profissional, de fato. E mesmo depois de quase 20 anos de estrada, eu ainda penso e debato muito esse conceito. Hoje, acredito que ele deva ser atualizado.

O que se encaixa muito mais com o que penso agora é “Bom senso e bom gosto”! Aí, sim! “Menos é mais” foi muito importante para mim, mas não acredito ser o conceito ideal. Ele pode acabar limitando, e música não tem limites! Entenda onde você está, em que projeto, com quem, para quem e saiba até onde pode ir. Se sua frase com bumbo duplo couber onde está, faça! Sua frase tem muitas notas, mas faz sentido para você, se encaixa no arranjo e, o principal, você executa com clareza e com todas as notas no tempo, faça!

Portanto, não tenha medo! A música não pode ter fronteiras! Mas nunca se esqueça de ter bom senso e bom gosto para saber o que e onde aplicar!

Quer ler mais textos como esse? Acesse nosso blog e saiba tudo sobre o mundo da bateria! Nosso blog tem informações completas para todos os tipos de bateristas e você não pode deixar de conferir! Siga a Orion nas redes sociais Facebook e Instagram

Saiba mais sobre nosso endorsee e colunista Renato Barreto clicando aqui! Acompanhe no Facebook e Instagram!