Play along: o que é e como utilizar?

29/07/2020

Entenda o que é play along e confira as dicas da Orion para praticar.

Play along – Quem toca bateria há um tempo ou apenas é ligado no mundo da música, já deve ter ouvido falar ou até utilizado o chamado play along, mas se esse não é o seu caso, saiba que está no lugar certo. Hoje falaremos um pouco mais sobre o play along e como inseri-lo no seu dia a dia de praticante.

Antes de mais nada, é interessante saber que os play alongs, de forma bastante simplificada, surgiram como um playback, no qual se tira a guia da voz, mantendo apenas a parte instrumental. Basicamente, eles podem ser explicados como músicas que não têm determinados instrumentos. No nosso caso, são músicas que não têm o som da bateria.

Usando os play alongs

Na hora de tocar, usar o play along pode dar um gás novo aos seus estudos. Com ele é possível aplicar o que você aprendeu sobre rudimentos, controlar suas batidas e, claro, alimentar a criatividade e a liberdade musical também. Além disso, se você gosta de se gravar tocando, os play alongs são muito úteis na criação de drum covers com mais qualidade de áudio.

Para praticar de forma assertiva, você pode dividir seus estudos em 10 minutos de aquecimento, 20 minutos de fundamentos e 30 minutos de play along. Não se esqueça de usar o metrônomo sempre, ele o ajudará nas marcações de tempo, bem como no desenvolvimento da coordenação motora.

Os play alongs podem ser encontrados em diversos sites e a nossa dica é que você faça uma pesquisa para encontrar aqueles de alta qualidade. Afinal de contas, tenha em mente que esses estudos irão contribuir com o seu crescimento como baterista.

E aí, gostou das nossas dicas? Já conhecia o play along? Então acesse nosso blog para ler mais artigos como esse. Aproveite e siga a Orion no Instagram e Facebook.