Prato Ride: Como escolher seu prato de condução?

09/04/2020

Prato Ride: Como escolher seu prato de condução?

O prato ride, ou como é chamado tecnicamente, prato de condução é o que marca o compasso da música. É ele o responsável da condução do groove das composições. Confira a seguir algumas dicas de como escolher o seu prato ride:

Liga do Prato:

O ponto de partida para escolher o seu prato ride é escolher a liga: B10 ou B20. Verifique qual delas combina mais com o seu estilo musical e com o restante do seu set. Se você ainda não tem um set de pratos, a escolha do ride pode ser um bom ponto de partida para a escolha do restante do set. Essa é a dica do nosso endorsee Moisés Santana: “Eu escolho toda uma série a partir do ride”. O batera utiliza a série Solo 20 para quebrar tudo em suas composições de rock e metal. “Uma coisa que eu gosto no ride da série Solo 20 da Orion Cymbals é que o som da cúpula dele harmoniza muito bem com a borda da cúpula.” Confira a dica a seguir para entender mais.

Explore as regiões do prato:

Antes de comprar o seu ride, é importante que você explore todas as regiões do prato. Um aspecto relevante a ser analisado é como o som da cúpula harmoniza com todo o resto do prato. Por ser uma região muito utilizada por bateristas, é preciso analisar se o som do “ping” combina com o timbre do resto do ride e resulta em um som que condiz com o seu estilo. Além disso, observe se o som do prato crasheado te agrada.

Tamanho do prato ride:

Outro aspecto importante é o tamanho do seu ride e como ele encaixa na configuração da sua bateria. Teste os diferentes tamanhos e veja qual agrada mais a sonoridade da sua música. Além disso, troque ideia com outros bateristas e veja quais foram os critérios que utilizaram na hora de comprar seus pratos de condução. Trocar experiências no mundo da música é algo que só tem a contribuir para o desenvolvimento dessa arte.

Gostou dessas dicas? Fique por dentro de mais dicas como essas acessando nosso blog clicando aqui. Siga a Orion Cymbals nas redes sociais Instagram e Facebook.