Ritmos brasileiros: aprenda com Alfredo Maranha + 2º Encontro Bateras do Mará

24/04/2019

Ritmos brasileiros: aprenda com Alfredo Maranha

Nosso endorsee Alfredo Maranha acaba de lançar o livro “Tocando o Brasil”, onde ele explora diversos Ritmos brasileiros e suas respectivas regiões de origem. A cada capítulo, Maranha apresenta um ritmo diferente, seus dados históricos e células rítmicas dos instrumentos utilizados nas músicas.

O autor deseja que os bateristas e percussionistas possam desenvolver seu conhecimento musical através do contato com novos ritmos: “Espero que Alfredo Maranha Tocando o Brasil seja um bom estímulo ao desenvolvimento de bateristas e percussionistas, tanto para os que estão começando quanto para os que já têm uma caminhada musical. Nesta obra, busquei apresentar um estudo detalhado das células rítmicas da percussão brasileira.”

Além de ritmos já consagrados pela cultura brasileira, Maranha apresenta ritmos de sua autoria, com toda a riqueza do nordeste brasileiro. Junto com o livro, é disponibilizado o download de 150 tracks que complementam o aprendizado do livro, onde o autor toca cada ritmo na bateria. Assim, o leitor pode acompanhar o conteúdo do livro experimentando os ritmos brasileiros na prática.

Para uma boa formação musical é importante que o percussionista e o baterista conheça diversos ritmos musicais. Assim o músico poderá expandir suas habilidades e seus horizontes, tanto na música quanto na vida: “Crie novas ideias e combinações a partir dos ritmos que aqui estão, e o mais importante, busque uma identidade própria para seu som.” afirma o autor. Alfredo Maranha toca bateria desde os 16 anos de idade e desde 1993 é pesquisador de ritmos brasileiros.

Compre agora o livro “Tocando o Brasil” de Alfredo Maranha:

Free note: clique aqui
Maranhão – Loja Instrumental Menezes: clique aqui
Anápolis – Goiânia: clique aqui

2º Encontro Bateras do Mará + Lançamento do Livro “Tocando o Brasil”

Em sua segunda edição o Encontro “Bateras do Mará” será realizado no próximo dia 27 na Casa Barrica, localizada na Madre Deus (Av. Rui Barbosa, 238). Este evento é produzido por bateristas maranhenses e tem como intuito a celebração da cultura maranhense e o fomento da produção musical local.

Esta edição pretende reunir 50 bateristas que formarão uma orquestra para tocar músicas genuinamente maranhenses. Kim Ribeiro, produtor musical e um dos organizadores, explica: “O evento vem se consagrando no meio artístico e musical do nosso estado pela forma que acontece, a nossa prioridade é celebrar a cultura e a partir disso o público pode esperar as nossas músicas populares. É um acontecimento para músicos e toda família”, enfatiza Ribeiro.

A iniciativa vai além da apresentação, o projeto também realizará pela primeira vez a oficina ritmos brasileiros, que levará para os bateristas, convidados e público geral o acesso a música por meio da percussão. A oficina acontecerá 10:30 horas da manhã, também na Casa Barrica, e será ministrada por Alfredo Maranha, baterista de renome nacional. Os interessados podem participar levando apenas um 1kg de alimento.
Vale ressaltar que o evento, além movimentar o cenário musical da grande capital, tem fins solidários, e entregará os alimentos arrecadados às vítimas das fortes chuvas dos últimos meses no bairro do Sacavém.

Programação:
2° Encontro “BATERAS DO MARÁ”
Dia: 27/04/2019 Local: Casa Barrica – Av. Rui Barbosa, 238 – Madre Deus
Horário: 10:30H – Oficina e lançamento do livro “Tocando o Brasil”
Ministrante: Alfredo Maranha
Inscrição: 1kg de alimento não perecível
Horário: 14h – Abertura do encontro com o Quarteto Buriti e apresentação da Orquestra de Baterias “BATERAS DO MARÁ”.
Entrada: 1 kg de alimento

Acompanhe a Orion

Fique ligado nas novidades da Orion Cymbals explorando o nosso site! Confira nossa agenda de shows, mais informações sobre nossas séries de pratos de bateria, nossos artistas, nosso blog e muito mais! Acompanhe a Orion nas redes sociais Facebook e Instagram!