fbpx

Rubinho Barsotti: Icônico baterista morre aos 87 anos.

Rubinho Barsotti: Icônico baterista morre aos 87 anos.

Rubinho Barsotti: Icônico baterista morre aos 87 anos.

Rubinho Barsotti, histórico baterista brasileiro morreu na madrugada dessa quarta feira (15/04/20) aos 87 anos. O baterista sucumbiu a complicações de uma operação de fêmur, após ter sofrido uma queda na semana passada na casa de repouso onde morava.

Fundador da banda Zimbro Trio, Rubinho fez história na música nacional, tocando com nomes icônicos do jazz mundial, como os pianistas Oscar Peterson e Tommy Flanagan, o guitarrista Joe Pass e os saxofonistas Stan Getz e Gato Barbieri. No cenário nacional, Rubinho teve destaque ao lado das cantoras Elis Regina e Elizabeth Cardoso.

O jazz teve grande influencia de Rubinho Barsotti desde cedo, onde descobriu a bateria. Autodidata, aprendeu a tocar bateria ouvindo discos de jazz. Participou de festivais importantes do gênero em São Paulo e Rio de Janeiro e ganhou o prêmio de melhor baterista do programa “Em Tempos de Jazz”. No cenário internacional realizou apresentações em diversos lugares do mundo.

Trajetória

Nos anos 1960, Rubinho começou a tocar com jazzistas como Tommy Flanagan e Kenny Dorham e em 1964 fundou juntamente com Amilton Godoy e Luís Chaves o Zimbo Trio. Em publicação do Facebook, o pianista Amilton Godoy, lembra a trajetória do amigo: “Foram 49 anos de trabalho com o Zimbo Trio, onde juntos fundamos o Clam – Escola de música e ainda gravamos 51 discos juntos! São muitas história e conquistas que dividimos juntos. Para mim, Rubinho sempre foi o melhor baterista de sua geração. Descanse em paz meu amigo!”

Rubinho fez parte do time de endorsees da Orion Cymbals por muitos anos e chegou a ter um prato com a sua assinatura. Fica a nossa extrema gratidão e orgulho de termos sido parte da trajetória de um dos maiores bateristas da história da música mundial. Obrigada por tudo, Rubinho!

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo da bateria acessando nosso blog e seguindo a Orion nas redes sociais Instagram e Facebook.

ONDE COMPRAR

Encontre as lojas mais próximas de você.

ONDE APRENDER A TOCAR BATERIA?

Encontre as escolas mais próximas de você.
Fechar Menu