Tipos de pratos de bateria

Modelos de pratos de bateria variados da Orion Cymbals.

Um bom prato de bateria faz toda a diferença no instrumento. Para um instrumento completo, sempre é utilizado uma combinação de diferentes tipos de pratos, possibilitando timbres variados entre eles e produzindo um som de qualidade.

A Orion traz hoje para vocês um post completo sobre os tipos de pratos de bateria, para você estar por dentro e saber escolher as suas melhores opções. Confira!

 

Ride

Prato Ride da Orion Cymbals.

O Ride como conhecemos hoje surgiu em meados da década de 40 quando começou a ser utilizado como forma de condução, ou seja, o responsável pelo padrão rítmico que sustenta o tempo da música.

O Ride certo tem que ter boa definição de ping (Som de cúpula) e também no corpo do prato. Ao mesmo tempo, ele precisa ter o som mais “espalhado” e brilho, uma cúpula (ou Bell) que soe de forma brilhante mas não áspera! Também tem que ter qualidades relacionadas a timbre, com tons mais graves ou agudos, dependendo da família do prato.

Essa escolha deve ser feita baseada no estilo musical que será tocado. Os tamanhos de Pratos de Condução mais utilizados entre os bateristas estão entre 18” e 22”, mas também existem Rides de até 30”.

 

Crash

Prato Crash da Orion Cymbals.

O Prato de Ataque, também conhecido como “Crash”, produz um som alto e explosivo, como o próprio nome (em inglês) sugere.

Ao contrário dos rides, eles possuem uma resposta (ataque) rápido com uma enorme gama de harmônicos. Normalmente eles possuem medidas menores (espessura e diâmetro) se comparados com os Rides da mesma linha, o que acaba proporcionando um sustain mais curto.

Sua função principal é a acentuação das frases musicais necessária às músicas. As medidas mais utilizadas em um Crash vão de 14” a 20”, mas medidas maiores vem ganhado cada vez mais espaço.

 

China

Prato China da Orion Cymbals.

O China possui um timbre diferenciado, utilizado a partir do gosto do baterista para efeitos e destaques nas músicas, que predominantemente estão na faixa de sons médios e agudos. São facilmente identificáveis, pois possuem o bordo com uma curva para dentro e seu tamanho varia muito.

 

Hi-hat

Prato Hi-hat da Orion Cymbals.

Assim como o Ride, o Hi-hat tem a função de conduzir o ritmo. Usado em par, eles são montados em uma estante especial com um pedal que permite que os pratos sejam abertos ou fechados, fazendo com que eles fiquem mais próximos ou mais afastados um do outro, a depender das suas necessidades para cada música.

 

 Splash

Prato Spash da Orion Cymbals.

O Splash é um prato de efeito derivado do Crash. O Splash surgiu a partir da necessidade que bateristas tinham de um som de Crash com menor volume e sustain, porém com maior ataque que os crashes convencionais. O prato é utilizado geralmente para produzir pequenos efeitos musicais.

 

Agora que você já conhece todos os tipos de pratos de bateria, que tal adquirir os seus da Orion Cymbals? Para não perder mais nenhum de nossos posts e novidades, fique atento ao nosso blog e às nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.