A importância de saber tocar com metrônomo – com Anderson Macedo

18/06/2019

A importância de saber tocar com metrônomo – com Anderson Macedo

Se você quer ser um baterista melhor e mais profissional, um coisa você precisa saber, “tocar com metrônomo”.

No começo quando comecei a estudar bateria, meu professor não me passava exercícios para estudar com metrônomo. Hoje em dia, vejo que muitas escolas de música não ensinam o aluno tocar com o Click (Metrônomo) desde o começo.

Lembro que um professor que tive, não gostava de tocar com metrônomo. Ele me falava que quando ele usava ficava parecendo um “robô” tocando, pois ele não conseguia tocar a vontade. Depois de um tempo estudando com metrônomo eu comecei a perceber isso também. No começo você vai ficar tocando igual um “robô”. Pois você fica preocupado em tocar certinho em cima do Click, não sair do tempo, não acelerar ou diminuir a velocidade da músicas, entre outras coisas.

Mas você vai perceber com o passar do tempo que o metrônomo vai te incomodar cada vez menos. Você irá ouvir ele só para se guiar, e não mais com foco só nele, não conseguindo tocar a música a vontade. Já utilizo o Metrônomo em shows há alguns anos. Com o tempo percebi como eu melhorei na minha forma de tocar, e como as músicas da minha banda começaram a soar melhor. E no final do Show as pessoas me elogiam.

Estude

Quanto mais cedo você começar a estudar com metrônomo, melhor será, pois você já irá se acostumar com o som do click desde o começo. Nas minhas aulas eu apresento e começo a ensinar o aluno a tocar com metrônomo desde a sua primeira aula, seu primeiro contato com as baquetas.

No começo quando você começa a tocar com seus amigos que também estão aprendendo a tocar seus instrumentos, geralmente, não se usa metrônomo. E eles também não vão pedir para você usar. Mas quando se chega em um certo nível da sua jornada como baterista, será necessário usar. E será até cobrado por outros músicos ou produtores.

Hoje em dia as gravações são feitas com metrônomo. Existem bandas que utilizam o metrônomo durante o show. Pode ser porque querem tocar as musicas em sua velocidade normal, ou pode ser por que a banda tem instrumentos, vozes ou vídeos gravados e sincronizados com a música, e só com o metrônomo será possível conseguir tocar essas faixas sem acelerar ou diminuir a velocidade.

Essa é uma das funções do metrônomo, permitir manter a velocidade da música enquanto ela toca.

Estude sempre com o metrônomo, não só rudimentos mais também tocando na bateria, e esteja preparado.

Curtiu a coluna com nosso endorsee Anderson Macedo? Acesse nosso blog e leia mais conteúdos como esse! Siga a Orion nas redes sociais Instagram e Facebook!