fbpx

Tocar um instrumento: Existe idade certa para aprender?

Tocar um instrumento: Existe idade certa para aprender?

Tocar um instrumento: Existe idade certa para aprender?

Muitas pessoas têm o desejo de tocar um instrumento musical, mas acham que estão ‘velhas demais’ para aprender. Mas o que muitas delas não sabem, é que é possível aprender um instrumento e ser muito bom mesmo depois da infância e adolescência. Existem algumas coisas que facilitam esse aprendizado. Vamos te ajudar a entender como você pode aprender a tocar um instrumento em qualquer momento da sua vida. Confira a seguir:

Mas não é mais fácil aprender a tocar um instrumento quando se é criança?

Diversos estudos e teorias comprovam a importância da musicalização na infância para a formação de jovens músicos. O contato com instrumentos desde a tenra idade pode ajudar sim no desenvolvimento de habilidades musicais. Crianças tem grande capacidade de absorção de informações. Mas pense, qual a diferença de uma criança aprender a tocar bateria com 5 anos e se tornar bom aos 10 e de alguém começar aos 20 e ser muito bom aos 25? Nenhuma, o período de aprendizado foi o mesmo. Basta você se dedicar e estudar a fundo o instrumento que você deseja aprender.

Bagagem musical

Da mesma forma que crianças que começam a tocar instrumentos cedo possuem certa bagagem musical, você também possui. Afinal, você passou anos da sua vida consumindo e apreciando música. Apenas não se aprofundou tanto quanto alguém que começou a aprender a tocar cedo. Mas isso não é fator eliminatório na sua jornada musical. O mais importante é você entender o que você realmente quer. Onde quer chegar e como. Traçando esses objetivos, você conseguirá estudar com muito mais clareza e alcançará excelência depois de alguns anos de estudo.

Controle sua ansiedade

É importante abaixar a ansiedade, pois no começo não será fácil. A prática vem com o tempo. Então, quando for aprender, não tente pular etapas. Aprenda todos os fundamentos do instrumento e assim poderá avançar as etapas com mais clareza.

Gostou dessas dicas? Então clique aqui e acesse nosso blog para ler mais conteúdos sobre o mundo da bateria!

Siga a Orion nas redes sociais Instagram e Facebook.

Fechar Menu