16-01-2018

Como afinar bateria?

Como afinar bateria? Essa é uma dúvida de muitos bateras….

O primeiro passo de como afinar bateria parece bastante óbvio: escolha qual estilo de som você quer tocar.

Isso mesmo! Dependendo do estilo de som que você queira tocar sua batera pode ser afinada de forma diferente. Uma afinação grave, por exemplo, é bem dinâmica e tocada por vários estilos. Uma afinação média é muito encontrada em rock progressivo. Assim como uma afinação aguda você encontra em jazz ou instrumentais.

Outra dica interessante: pesquise por bateristas que toquem o tipo de som que você escolheu. Por exemplo: caso tenha escolhido o samba, procure bateras que toquem este estilo. O seu ouvido ficará mais aguçado ouvindo referências do tipo de som que você quer em sua afinação.

Como afinar bateria? 5 passos para o sucesso!

1º Passo: aperte os parafusos com as mãos até atingir a pressão máxima.

2º Passo: utilize a chave de afinação e dê meia volta em todos os parafusos. Faça isso sempre no sentido cruzado, conforme imagem abaixo.
como afinar bateria

3º Passo: Pode-se até chegar na afinação desejada já na primeira meia volta dos parafusos. Porém, caso queira uma afinação mais aguda, pressione mais 1/4 nos parafusos, sempre de forma cruzada conforme explicação acima.

4º Passo: Verificar se a ressonância de cada tambor é a mesma perto de cada parafuso. Para isso, bata com as baquetas ao redor dos tambores (próximo a cada parafuso). Tensione ou afrouxe o parafuso para manter o mesmo padrão sonoro em todo o diâmetro do tambor.

Temos que afinar as peles de resposta ou peles de baixo?

Sim, com certeza. Vamos explicar um pouco a relação entre as peles dos tambores:

1 – Quando ambas as peles tem a mesma tensão: essa característica dos tambores favorece uma longa ressonância, além de bastante sustain e ataques precisos.
2 – Quando ocorre maior tensão na pele de baixo do que na de cima: você ouve o som ressoado primeiro, seguido pela pele de cima.
3 – Quando ocorre menor tensão na pele de baixo do que na de cima: o decay e sustain são diminuídos. Ocorre também pouca definição de timbres.

Para ficar por dentro destas e outras dicas, acompanhe-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.