Julie Sousa

Sou professora de bateria, produtora, podcaster e empreendedora na área criativa e social.

Desde a infância, sempre demonstrei um grande interesse pela música. Durante a adolescência estudei violão, mas foi na bateria que eu me encontrei.

Comecei a fazer aulas com professores bateristas de diferentes bandas de Heavy Metal – gênero musical com o qual sempre me identifiquei – e não parei mais.
Tempos depois montei a então única banda feminina de Doom Death Metal do país, a Mortarium, onde tocamos em alguns dos principais festivais do gênero.

Em 2012 criei com outras bateristas brasileiras a Hi Hat Girls, primeira e única publicação sobre mulheres bateristas da América Latina, e que em 2016 deu origem ao meu atual projeto, as “Oficinas de Bateria para Garotas!”

Pela relevância do projeto das Oficinas de Bateria, recebi em 2018 o Diploma Heloneida Studart de Cultura, uma condecoração da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. No mesmo ano, o projeto foi contemplado pelo programa Active Citizens, do British Council (Conselho Britânico).
Hoje, as Oficinas de Bateria para Garotas são realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Salvador, e em breve, Rio Grande do Sul.

Ainda em 2018, fui uma das 50 musicistas e artistas sonoras selecionadas pelo programa Asa – Arte Sônica Amplificada, do Oi Futuro e British Council, em parceria com as instituições britânicas She Said So e Lighthouse. Em paralelo, cursei Music Business pelo Instituto Gênesis, da PUC Rio.

Em março de 2019 participei em São Paulo da quebra do record mundial com o maior número de bateristas tocando em crescendo, juntamente com outros 103 bateristas de diferentes regiões do país.

Atualmente, preparo o lançamento do meu novo trabalho na música, ainda para 2019.

Meu prato

Pra quem procura peso e resposta agressiva, a série X10 é, sem dúvida, a melhor pedida. Particularmente, costumo mesclar ao kit X10 alguns pratos da série Solo Pro 10, como o China e o Power Crash de 16″, quando busco um som mais denso, porém brilhante, em determinados momentos do som que faço.

Setup Orion

Hi Hat 14 – X10
Crash 16 – X10
Power Crash 18 – Solo Pro 10
Impact Ride 21 – X10
China 18 – Solo Pro 10