This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
JULIE SOUSA
Baterista recordista mundial, professora de bateria, produtora e empreendedora na área criativa e social.
Mentora no Programa Internacional para mulheres da Música Women Empowered++, da gravadora Symphonic (EUA) e na TREINAM, Programa de mentorias online de Gestão de Carreira e Music Business para mulheres da Música.
Desde a infância, já demonstrava interesse pela música, mas foi na adolescência que comecei a estudar algum instrumento. Comecei estudando violão por um tempo, mas foi na bateria que eu me encontrei. Tive aulas com professores bateristas de diferentes bandas de Heavy Metal – gênero musical com o qual sempre me identifiquei – e não parei mais.
Tempos depois montei a então única banda feminina de Doom Death Metal da América Latina, a Mortarium. Com a Mortarium, tocamos em alguns dos principais festivais do gênero, em diferentes cidades do país. Foi com a Mortarium que passei a entender música como além de arte, mas possibilidade de negócio.
Em 2012 criei com outras bateristas brasileiras a Hi Hat Girls, primeira e única publicação sobre mulheres bateristas da América Latina, que com o passar do tempo se tornou um coletivo nacional de mulheres bateristas. Em 2016 com a Hi Hat Girls, iniciamos as “Oficinas de Bateria para Garotas!”, aulas gratuitas de bateria para meninas e mulheres nas 5 regiões do país, ministradas por mulheres bateristas locais.
Pela relevância do projeto das Oficinas de Bateria, recebi o Diploma Heloneida Studart de Cultura, uma condecoração da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. As oficinas de Bateria projeto foram também contempladas pelo Active Citizens, do British Council (Conselho Britânico). Cursei Negócios da Música pelo Instituto Gênesis, da PUC Rio, e em 2019 fui convidada a participar do record mundial com o maior número de bateristas tocando em crescendo, juntamente com outros 103 bateristas de diferentes regiões do país. Estamos no Guiness Book 2020!
Em 2020, tirei da gaveta um curso para artistas mulheres em início de carreira. Convidei outras mulheres profissionais da indústria da Música e juntas fundamos a Treinam – Turma Remota de Ensino Intensivo para Artistas Mulheres. TREINAM é um treinamento de Music Business e Gestão de Carreira para mulheres da música de todo o país. O programa de mentorias online e ao vivo inclui aulas sobre Produção Artística, Comunicação voltada para a Música, Marketing Musical, Pitching entre outros conteúdos pensados especialmente para profissionalização de mais mulheres no mercado da música brasileiro.
Já no primeiro ano de fundação, a Treinam foi eleita Top 3 Startups de Música e Tecnologia do país, pela SIM São Paulo, uma das maiores conferências de Music Business da América Latina. Firmamos parcerias com instituições e marcas como Itaú Cultural, Baer Mate, Música e Mercado entre outros.
Sigo dando aulas, seja na Hi Hat Girls, Treinam ou online, porque acredito que compartilhar conhecimento é uma obrigação de quem conseguiu acessá-lo. Além disso, meu maior propósito é fazer a minha parte para que haja cada vez mais mulheres bateristas nas escolas de música, nas garagens, nos palcos, e nos grandes festivais.
MEU PRATO
Pra quem procura peso e uma resposta sonora agressiva, a série X10 é, sem dúvida, a melhor pedida. Particularmente, costumo mesclar ao kit X10 alguns pratos da série Solo Pro 10, como o China e o Power Crash de 16″, quando busco uma resposta mais brilhante, em determinados momentos do som que faço.
MEU SETUP
Hi Hat 14 – X10
Crash 16 – X10
Power Crash 18 – Solo Pro 10
Impact Ride 21 – X10
China 18 – Solo Pro 10