fbpx

Dicas para bateristas de sertanejo.

Dicas simples para os que desejam se tornar bateristas de sertanejo com a Orion Cymbals.

Bateristas de sertanejo – A gente sempre exalta por aqui o rock, mas hoje é dia de dar voz, ou melhor, ritmo a um gênero que a faz a cabeça de muita gente por aí: o sertanejo. Então se essa for a sua praia, as dicas de hoje são para você mesmo. Dá uma conferida!

Conhecendo e estudando o gênero

O sertanejo é um gênero musical brasileiro que passou a ser produzido a partir de 1929 e atualmente é o estilo mais popular no país, superando o samba em diversos estados, como São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro. Seus subgêneros são muitos, passando pelo sertanejo caipira, sertanejo romântico e, o mais recente de todos, o sertanejo universitário.

Antes de mais nada, entenda que tocar sertanejo pode até parecer, mas não é tão simples assim. O estilo é recheado de variações, camas de virada e, principalmente, possibilidades de ritmos mais elevados. Portanto exige disciplina na hora de estudar.

A vanera de sertanejo universitário, por exemplo, é um dos mais buscados por quem curte bateria e pretende dominar o gênero. O interessante é que justamente esse instrumento é o que mais se sobressai nas canções sertanejas. Ou seja, é a bateria que, muitas vezes, toma à frente e dá o tom desejado à música.

Para treinar o ritmo você precisa entender que o padrão dos bumbos é o que marca o tom do sertanejo. A caixa, nesse caso, quase sempre aparece deslocada. Já o chimbal se encarrega de dar o acabamento bem feito que todo mundo busca.

Nas variações, quando queremos acrescentar o chamado “swing” ao que estamos tocando colocamos mais um bumbo e mais uma caixa. Isso pode ser feito com o chimbal também. A dica de ouro é pegar levadas padrões e treinar devagar até chegar a uma velocidade mais dinâmica. Isso serve para a vanera, mas para o arrocha também, o importante, como dizemos sempre, é praticar.

Separar um tempinho do seu dia só para treinar seu ritmo favorito o ajudará a pegar o jeito e se destacar, seja nos solos ou tocando em grupo. Tenha em mente que o melhor dos bateristas, seja ele de rock ou sertanejo, começou praticando.

Para ficar por dentro de mais dicas, acesse o blog da Orion e siga a gente nas redes sociais, estamos no Instagram e Facebook.

Fechar Menu